Cabelos secos
1. Por que meus cabelos são secos?
No couro cabeludo, encontramos milhares de glândulas sebáceas responsáveis pela produção do "sebum", uma secreção que emerge da raiz e vai se espalhando, fazendo uma espécie de "lubrificação" dos fios, facilitando a escovação e a manutenção da integridade da cutícula (camada mais externa do fio). No caso dos cabelos secos, estas glândulas produzem pouca secreção e, com isto, os fios não tem uma "lubrificação" natural. Por isso, eles ficam mais ásperos e difíceis de desembaraçar. Como o atrito da escova com os fios é maior, isto também contribui para causar danos à estrutura do cabelo, que corre o risco de ficar fragmentado, sem brilho e é mais vulnerável às ações externas.
2. Como é possível compensar esta falta de oleosidade natural dos cabelos secos?
Hoje existem muitos tratamentos e produtos eficientes que ajudam no tratamento e na recuperação dos cabelos secos. Você deverá usar produtos específicos para este tipo de cabelo, como shampoo, condicionador e cremes de tratamento. São produtos que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática (ela é responsável por deixar os fios arrepiados e rebeldes).
4. Meus cabelos eram brilhantes e macios. Agora, eles estão secos e opacos. O que pode ter acontecido com eles?
Os cabelos secos são determinados pela escassa produção de "sebum" pelas glândulas do couro cabeludo. Entretanto, existem também fatores externos que provocam o ressecamento dos cabelos, deixando-os ásperos e sem brilho, como a poluição, o cloro, o excesso de sol e o uso excessivo de tratamentos químicos, entre eles tinturas, alizamentos e permanentes. Nestes casos, a atenção e o tratamento deverão ser redobrados para recuperação dos fios, com a realização de banhos de cremes semanais, com ou sem o uso de touca térmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário